26.04.07: Olivier Perriquet
/*(un)setting rules*/



Olivier Perriquet nasceu em Lille, França, em 1974. É simultaneamente media artist e investigador científico. Após ter completado um mestrado em matemática pura e um doutoramento em ciência computacional, trabalha agora como investigador no departamento de bioinformática do Centre for Artificial Intelligence (CENTRIA) da Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho artístico é inspirado por uma abordagem científica que conduz a performances e instalações que fazem frequentemente referência a protocolos científicos, e nas quais o público tem um papel activo, ainda que nem sempre controlando a interacção com o dispositivo, contrariamente ao que possam pensar ou sentir durante o contacto com as peças.
Em 2002, como performer, comecou a experimentar o cinematic live event . Durante estas performances, explora imagens mentais da infância contidas em filmes da família dos anos setenta e procura novas formas narrativas, apelidadas protonarrativas, nas quais o espectador é responsável por parte da construção da narrativa. As imagens - sequências da vida quotidiana retiradas de filmes amadores em super8 - são compostas ao vivo recorrendo a um conjunto de projectores de 16 mm ligados a um computador.
Em paralelo, Perriquet também completou os estudos no Le Fresnoy - studio national des arts contemporains e, mais recentemente, o seu trabalho tem-se focado no comportamento do corpo e sua imersão em ambientes virtuais.
O título da apresentação de Perriquet, escrito em C++ pode ser considerado um guia do que irá ser abordado.



Olivier Perriquet
standing on the ground [french]
toplogical cinema [pdf-french]