The Upgrade! Lisbon pretende ser um encontro mensal de artistas, comissários e teóricos ligados aos “new media” com o intuito de criar um diálogo sobre a temática e estimular a colaboração no seio desta comunidade. Em cada encontro, um convidado irá apresentar um projecto em desenvolvimento ou já desenvolvido, um conceito, ou uma linha de investigação e debatê-lo com os presentes. Estes encontros, com início em Janeiro, decorrerão na Lisboa 20 Arte Contemporânea.

 The Upgrade! foi iniciado por Yael Kanarek em 1999 e encontra-se actualmente localizado no Eyebeam, em Nova Iorque. Os seus núcleos localizam-se em Vancouver (2003, comissariado por Kate Armstrong), Montreal (2004, comissariado por tobias c. van Veen), Boston (2005, comissariado por Jo-Anne Green), Seul (2005, comissariado por Suhjung Hur), Tel Aviv (2005, comissariado por Mushon Shual), Munique (2005, comissariado por Tamiko Thiel), Oklahoma City (2005, Adam Brown), Chicago (2005, Open Node), Istambul (2005, comissariado por basak senova), Escócia (2005, comissariado por Cezanne Charles, Robb Mitchell e Michelle Kasprzak) e Sofia (2005, comissariado por Kyd Campbell). Novos núcleos serão desenvolvidos em Amesterdão, Atenas, Londres, Toronto e Wellington em 2006.

Em Setembro teve lugar a primeira The Upgrade! International Meeting no Eyebeam em Nova Iorque. Durante o encontro esteve patente uma exposição com documentação dos projectos apresentados pelos 131 artistas que participaram nos encontros de cada núcleo. Foram também realizadas diversas conferências sobre a forma como cada The Upgrade! local se apresenta e interage com a comunidade, bem como sobre o potencial de uma tal rede internacional. O próximo encontro internacional será realizado em 2006 por um dos núcleos locais.

Luís Silva, 2005